
Acho que a melhor maneira de explicar algo é dando um exemplo, portanto vamos falar um pouco de um show que eu e minha equipe fizemos no ano passado.
Era meados de março de 2007 quando tivemos a idéia de fazer um show de Jorge Vercilo em Recife. Então o primeiro passo já estava concluído, decidir o artísta ou a banda. Depois nos reunimos p/ escolher o tema do show. Sem muitos palpites meu sócio escolheu: "Noite dos namorados com Jorge Vercilo". Seria dia 12 de junho no Teatro Guararapes com capacidade p/ 2400 pessoas.
Próximo passo era contactar o empresário. Pode ser de três maneiras. Uma ligando direto, caso já conheça-o. Segunda, através de algum atravessador ou produtora mais próxima que tenha o contato do artista. E terceira, procurando na internet, foi o que fizemos.
Segundo passo: depósito da primeira parte do cachê. Esse é o esquema de pagamento da grande maioria dos artistas.
Terceiro passo: criar o layout principal e projeto p/ coleta de patrocínios. Pra esse show conseguimos dois grandes patrocínios. Na verdade um grande evento não se faz sem patrocínio. O interessante é pagar toda a mídia com essa renda.
Quarto: baseado no layout principal e com as logomarcas dos patrocinadores criar o cartaz, panfleto, outdoor, lambe lambe além do spot p/ rádio e do vt p/ tv. Lançar tudo isso e coordenar as colagens e ações, como por exemplo uma panfletagem. Existe uma mídia chamada de alternativa, que é toda aquela que foge desse convencional já citado. Tipo uma distribuição de cd promocional. Ajuda muito e fortalece a divulgação.
Quinto: confeccionar os ingressos e colocar a venda o quanto antes possível. Nesse show fizemos com 10 dias de antecedência. Muito Tarde, por opinião pessoal como por dados analisados. Lembrando que o valor dos ingressos são definidos pelo valor total do Borderoux, capacidade da casa e cultura local.
"Borderoux = Planilha de custos de um evento"
Sexto: contratação dos serviços em posse dos rider's e exigências. Para grandes shows e eventos organizados devemos contratar as melhores empresas. Posso citar a empresa de som que contratamos, BizaSom, uma das melhores do nordeste.
Sétimo: Resolver toda papelada, taxas, impostos e parte burocrática como ECAD, ISS, OMB entre outros.
Oitavo: Acompanhar as vendas e criar ações de urgência caso estejam fracas.
Nono: Receber artista, fazer rádio, tv e jornal, e fazer a pré-produção que é a checagem dos serviços.
No dia do show, a produção chegou às 8h no teatro e começou a trabalhar. A banda chegou às 17h p/ passar som e ficar de vez no camarim. Problemas sempre acontecem, mas decisões rápidas e simples resolvem. Encaminhamos e damos as diretrizes aos seguranças, porteiros, equipe como um todo. O show era p/ começar às 21h porém estava havendo um engarrafamento na principal via de acesso no dia, eu havia passado por ele bem antes e sabia que muita gente iria se atrasar. Portanto fui no microfone e avisei que o show atrasaria 30mim. Começou às 21h30mim, quase duas horas de sucessos e um super show. Público de 1800 pessoas.
Depois que o show acaba o trabalho continua, pós-produção. Pagamentos, coordenar desmontagens, encaminhar o artista, entre outros.
A responsabilidade e a dor de cabeça com todos os problemas que surgem, nada disso tira a satisfação depois que tudo acaba e que dá certo. É o sentimento de dever cumprido. Sensação maravilhosa.
Fonte da imagem: Imagem cedida pela produção de Jorge Vercilo p/ criação de layout e material gráfico.
Obs.: Não esqueçam de clicar no anúncio do Google que tem na parte superior da página!!

4 comentários
Japa, você tem toda razão, aquele show do Vercilo foi realmente uma aula de organização. Antes, durante e depois.
Casa lotada, lindo o palco, e a iluminação, perfeita.
Aliás, tomadas as devidas proporções, pra mim você é o Spielberg da iluminação.
Não vou esquecer nunca aquele show, até porque fui muito ... Digamos, prestigiada.
O som estava ótimo, como nunca naquele teatro.
Mas a discreção da turma da produção, em tudo, certamente foi uma aula para quem estava observando.
E eu, você já sabe, olho tudo mesmo ... Fuçando, fuçando ...
Aproveito e parabenizo você, mesmo que com esse "ligeiro atraso".
Japa:
Esse material está muito bom. Mas é preciso ter cuidado para um engraçadinho não copiar e colocar em uma obra própria, como se tivesse sido ele a produzir.
Não sei como fazer, mas acho que você precisa registrar esse material.
Realmente, é um compêndio de grande valia.
Merece ser publicado, mas por quem de direito.
Abração.
Olá, bom dia.
Pela primeira vez olho seu blog.
Meu nome é André e sou de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Estou pretendendo trazer para minha cidade o show com Jorge Vercilo. Show marinheiro de primeira viagem e suas dicas vão me ajudar. Sou formado em publicidade e ja tenho uma pequena experiencia, pois além da agencia de comunicação que tenho, trabalho ha 10 anos na Rádio Cidade. Parabéns pelo BLOG.
Quem você me indica pra ligar e ver o show do Vercilo? Qual foi o preço? Abraços e sucesso
Igor,estou sempre olhando seu blog pois acho seus comentários sobre o mundo da produção musical muito interessantes, diria até que tem algo poético no que escreve!
Com relação ao show de Jorge Vercilo estava impecável!
Parabéns e sucesso sempre.
Postar um comentário