O mercado de um modo geral enfrenta um grande problema, a falta de profissionais especializados. Na música não é diferente, porém a posição apática, das pessoas dispostas à gravar um CD, acaba não sendo criteriosa na etapa de contratar os profissionais p/ gravação. Fase importantíssima que requer alguns critérios. Citaremos alguns profissionais falando um pouco sobre cada:
- Produtor musical:
Responsável por criar, executar e acompanhar os arranjos das músicas envolvidas no projeto. Pessoa de boa comunicação e sensibilidade p/ arrancar o melhor de cada músico sabendo a hora e o time de cada um. Além, é claro, de profundo conhecimento e domínio no assunto;
- Produtor executivo:
Mais enérgico que o Musical, porém pessoa capaz de conquistar bom relacionamento com todos. Posição difícil e delicada. Ele precisa saber trabalhar na barreira entre a boa conversa e o puxão de orelha. Espírito de líder é o essencial, além de deter o poder de resolver problemas inusitados;
- Músicos:
Os profissionais que irão colocar a mão na massa, tocar e cantar. O principal pré-requisito é ter experiência em estúdio, lembrando que cada músico tem um estilo que deve ser analisado antes da contratação. Lembro-me uma vez de uma gravação que acompanhei, quando o artista quis contratar os melhores músicos sem pensar no estilo. Aconteceu que o músico era muito bom em Jazz, Rock e a música era Baião, não saiu, parou de uma forma que foi preciso chamar outro. Resumindo, não tem o melhor, tem o melhor em determinado estilo e gênero;
- Convidados:
Claro que, como o nome já diz, convidado não é contratado e sim "Convidado". São artístas em carreiras paralelas, muitas vezes amigos e muitas vezes vem p/ agregar valor ao CD. Como por exemplo, Cláudia Leite, na época cantora do Babado Novo, gravou a música "Doce Desejo"com a dupla Bruno e Marrone há alguns anos atrás;
- Técnico de audio:
Como falei no post passado, ele normalmente é funcionário do estúdio, mas acontece do artísta ter o seu preferido e aí vale uma negociação com o estúdio e profissionais envolvidos;
- Roadie:
O cara que vai montar, desmontar, afinar, passar, limpar e resolver qualquer bronca. Estúdio também tem assistentes que podem montar e desmontar, mas o Roadie é quem conhece os jeitos e trejeitos do músico, quem arma como ninguém o set;
- Designer:
Após tudo gravado, mixado e masterizado, precisamos de um encarte legal p/ o CD. Então o designer vai criar a arte através de um "Briefing" (caracterização dos gostos e preferências) por parte do artísta;
- Fotógrafo:
Ele vai fazer as fotos, justamente p/ o encarte;
- Figurinista e maquiador:
Auxiliarão o fotógrafo nas fotos;
- Marketeiro ou publicitário:
Daí vem todo o plenejamento de marketing em cima do CD. Quando se tem uma gravadora, isso parte deles e na maioria das vezes é interno. Quando é independente o Publicitário vai tratar o CD como um Produto e criar uma campanha p/ ele;
- Assessor de imprensa:
Responsável por atender e convocar toda a imprenssa p/ o conhecimento de todos quanto ao lançamento e vendas do CD. Marcar programas, rádios, jornal, sites... Montar release e notas;
- Divulgador:
Pessoa ou equipe que vai percorrer algumas regiões para divulgar o CD lançado. Terá em posse boa quantidade de material promocional p/ distribuição. Resumindo, vai espalhar o material p/ que o povão conheça e aprenda as novas músicas;
Próximo post será a escolha do repertório!
Nenhum comentário
Postar um comentário