
Sala de vídeo com tratamento acústico!


Essa semana uma leitora do blog me enviou um email (ojapablog@terra.com.br) com algumas dúvidas, dentre elas acústica. Ajudei no que pude e resolvi postar sobre o assunto. Acredito eu que muita gente tem curiosidade mas as vezes não sabem nem diferenciar isolamento e tratamento acústico, então vamos lá!
Há 4 anos atrás precisei estudar sobre acústica e colher dados p/ montar um Home Estúdio com um amigo. Consegui colher bons dados e conhecer o básico sobre o assunto.
Pimeiro vamos definir Acústica: E a ciência ou o ramo da física que estuda o som, podemos dividir entre geradores de som, captadores, meios de transmissão, propagação e receptores (como diz o WikiPédia). Vamos exemplificar p/ a fácil compreensão. Gerador de som = pode ser a voz de um cantor. Captador = o microfone. Meio de transmissão = o cabo por onde passa o som. Transmissor = caixa de som. Propagação = o ar. Receptor = nosso ouvido.
Depois vamos falar um pouco sobre onda sonora ou perturbação oscilante (wikiPédia). Onda sonora é o que produz o som. São caracterizadas pela frequência com que oscila. Quanto maior a oscilação, maior a frequência e mais aguda a onda. Medida em Hertz. 200hz é grave e 20000hz ou 20khz é agudo por exemplo. Existem vários tipos de ondas, mas a mais interessante p/ nós é a Estacionária. São as que permanecem no mesmo lugar e são as piores p/ ambientes fechados. Na maioria das vezes acontecem quando se tem paredes muito próximas e paralelas. O segredo é colocar paredes com direções aleatórias ou colocar difusores que irão quebrar as ondas e até mesmo absorvedores (no caso dos graves).
Isolamento é quando você cria barreira p/ impedir a passagem do som. São usados alguns tipos de materias como alvenaria, madeira, mas os melhores materias p/ isolamento são os mais densos, como por exemplo o concreto. Outra forma de isolar o som é criar um vácuo (ausência de materia). Pois o som não se propaga no vácuo. Como fazer? Deixando um espaço vago entre uma parede dupla de alvenaria ou concreto, por exemplo. Usado muito em estúdio de ensaios e gravação como também em casas de shows. Com o objetivo de não incomodar vizinhos.
Tratamento é a forma de cuidar e deixar o som limpo e de fácil entendimento. Vamos exemplificar p/ não ficar rodando muito. Quando se entra em uma casa vazia, sem móveis e falamos ou fazemos barulho o eco não é grande? Não é ruim de escutar? Mas aí vc se muda e coloca todos os móveis, os tapetes. Aí fala novamente, num some o eco? Não fica mais fácil? então, vc nada mais fez do que tratar o som interno. A forma mais usada é colocando espuma. Mas hoje em dia existem novas maneiras usando painéis, absorvedores, lã de vidro, além de um tratamento alternativo e decorativo como almofadas, sofás e tapetes. Geralmente tratamentos são usados em restaurantes, shoppings, salas de aula...
História: Quando fiz um Home estúdio na minha casa, na sala de gravação o teto era muito baixo por ser a garagem e logo em cima minha casa. Portanto não tinha como subir o teto. Isso é horrível p/ gravação, sem falar no eco e reverberação que estava fazendo. Tinha uma sobra muito grande de médio agudo por volta de 2 à 3khz. Minhas paredes eram de alvenaria, madeira, espuma, compensado e carpete. O chão era de granilite, borracha e madeira jatobá. o teto era de concreto e massa. Aí um dia um grande amigo (dono do melhor estúdio aqui em Jampa) me fez uma visita. Ele foi lá na sala, estalou os dedos, falou alto e me perguntou se eu tinha um tapete grande. Eu lembrei que tinha um bem antigo guardado. Aí peguei e coloquei-o no chão. Ele preencheu quase todo o vão que tinha uns 8m2. Após novos estalados de dedos, kkkkkk. Tive que rir na frente dele porque eu não acreditava que essas "onditas" tinha "pegado o beco", ido embora. Muito interessante e me despertou uma curiosidade e vontade de saber mais sobre o assunto que é muito interessante. Hoje em dia, pela correria não tenho mais o estúdio mas foi onde aprendi muita coisa na música. Só quem tem um HomeEstúdio sabe o prazer que é poder gravar o que vier na cabeça à qualquer hora. Em outro post contarei a história completa desse estúdio.
Após toda essa experiência, aconselho quem for montar um estúdio, bar, boate ou outro ambiente, contratar uma empresa especializada em engenharia acústica.
Fonte das fotos: Google imagens
Nenhum comentário
Postar um comentário