


2
Como terminamos o post passado falando de estúdio, vamos mais um pouco. Quando se quer lançar um produto no mercado se contrata uma agência de publicidade, faz-se algumas reuniões e o trabalho, os profissionais os métodos, o escritório e todo o restante fica na mão da agência. E o cliente quer ver o trabalho pronto e logo. Só se preocupa em aprovar. No caso do "Produto CD", isso muda de figura. Como os profissionais, que falaremos mais a frente, o local, os métodos, e equipamentos é escolhido diretamente pelo artista. O estúdio nesse caso não é singular, é um "plural" de peças que agregam à um valor final, "O Estúdio". É preciso escolher um estúdio com um bom equipamento, digital e analógico, espaço físico agradável, funcional e amplo (pois normalmente são meses passando dias e noites trancados lá dentro). Como também a acústica e o engenheiro de audio que na maioria das vezes já vem com o estúdio. O valor varia e deve ser analisado por último, dependendo é claro da verba disponível e é cobrado por hora, por isso a necessidade de um bom planejamento. Claro que o estúdio deverá ser escolhido levando em vista o estilo do artista levando em conta seu portfóio;
Algumas dicas p/ uma boa organização no estúdio:
- Contatar músicos com boa experiência em estúdio;
- Planejar e prever alguns contratempos como horários e instrumentos quebrados ou inadequados p/ estúdio;
- Cobrar horários certos à todos os profissionais envolvidos;
- Exigir a todos os músicos cordas, peles, baquetas e todos os equipamentos, e instrumentos, novos e devidamente afinados;
- Controlar as horas de aquecimento, principalmente p/ instrumentos de sopro;
- Manter no estúdio apenas os envolvidos em cada etapa, principalmente na etapa da mixagem. Se não nessa etapa cada músico irá querer mixar seu instrumento indivudualmente e aí vai virar "uma feira";
- Saber programar os intervalos entre os dias de gravação p/ descanso antecipadamente;
- Escolher um estúdio onde o técnico ou engenheiro de audio domine todo equipamento;
- Para que a arte flua sem problemas é interessante deixar o Produtor Executivo agir com liberdade sem que interfira de forma errada na música e sim colaborando, BEM COMO o produtor musical e o artista agir de forma semelhante;
Quando se trabalha por hora todo segundo vira "cifrão"!
OBS.: Quanto a escolha dos profissionais, falaremos amanhã e não hoje como dito no post anterior!
Fonte da imagem: Fotos das salas no Estúdio SOMAX em Recife, estraídas do site www.somax.com.br . Escolhido por ser um dos melhores do Nordeste e pelos grandes profissionais que atuam como Tovinho (produtor musical) e Kaká (técnico de audio)!