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terça-feira, 7 de abril de 2009

PRÉ-PRODUÇÃO

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Vejo que muita gente até pode entender o que é "Pré-Produção", pela presença do "Pré", que todos já sabem que será algo que antecede, mas não sabe ao certo o que é, e como funciona.

A pré é uma das etapas mais importantes da produção como um todo. Seja em qualquer setor da produção, moda, dvd, shows, eventos. Aí que muitos produtores pecam por não realizarem muito bem essa etapa, e as vezes, até não fazem. Mas o que é?

A pré é o planejamento da produção. É tudo que o produtor faz antes dela acontecer. Contratação dos serviços, contatos, orçamentos... 

Em um show de uma banda por exemplo: O empresário fecha e passa o contato p/ o produtor. Ele, por sua vez, prepara um check list ou roteiro de produção e, em contato com o contratante, preenche várias informações como dados do contratante, dados do produtor local, local do show, horários de alimentação, passagem de som, show, contato das empresas de som, luz, segurança, entre várias informações necessárias. Depois de tudo preenchido ele vai afinar todos os horários, comunicar todas as informações necessárias p/ a equipe da banda, contratar os serviços necessários entre várias precauções que são tomadas bem antes do dia do show.

Mas porque isso tudo?
É nessa etapa que o produtor sente a estrutura e o porte do evento. É aí que ele sabe se vai encontrar boas ou más condições de trabalho, dando tempo p/ ele reverter ou amenizar certos problemas.

Mas isso serve p/ várias áreas da produção e não só p/ bandas. Poucos produtores se dão esse trabalho mas é aí que entra mais um diferencial de um bom produtor. Quem quiser um modelo de um roteiro é só mandar um email p/ igorkawabe@gmail.com solicitando.

Abraços do Japa! 

sábado, 4 de abril de 2009

Produtor e Empresário

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Olá pessoal, quanto tempo hein? A correria do dia-dia acaba nos privando das coisas que nos dá prazer, mas posso demorar, abandonar vocês não!

No post anterior fiz uma pergunta: Qual a diferença entre produtor e empresário?
Recebi vários emais e agradeço pela colaboração com nosso blog. Vou tentar responder de uma forma bem direta:

Começamos pela idade:
Normalmente encontramos nos produtores, pessoas mais jovens e nos empresários mais velhos. Isso não é regra, está mudando, mas ainda faz parte da estatística;

Ferramentas e figurino:
Produtores sempre estão de preto, alguns com uma pochete, outros com os bolsos cheios de papel, fitas, lanterna, protetor auricular, uma bota ou tênis, mochila, rádio e as vezes boné. Claro que muda de pessoa p/ pessoa.
Já os empresários estão, digamos, mais arrumadinhos, mais esporte fino, sem muitos acessórios, porém com uma característica básica, o celular na mão. Suas ferramentas são, o celular e a agenda. Indispensável;

O Humor:
Esse aí é bem diferente. O produtor é mais sério, não costuma alisar muito. É o cara que bate, que peita, que briga pela banda. Tem que ter um bom relacionamento com os contratantes mas não pode ser muito bonzinho.
O empresário é mais tranquilo. É mais conversador, é o cara que alisa. Não pode bater muito de frente, ele sempre faz a política da boa vizinhança e na maioria das vezes é quem apaga o incêndio. Gosta das risadas e das piadinhas;

Bebida:
Sempre gosto de contar isso. O produtor num pode nem sonhar em beber, de forma alguma. Já o empresário, está sempre com o copo de wisk na mão, as vezes wisk e red bull, kkkkkkk. Isso porque ele tem que está fazendo o social, o lobby como se fala...

Carga horária:
Aí fica difícil, eles realmente trabalham muito, à toda hora.

Mas o que faz o produtor e o empresário?
O empresário faz os contatos e fecha os shows, é quem vende a banda. É o comercial! O produtor executa, depois do contrato fechado é com ele, faz a pré-produção, gerencia a lojística, faz a produção e finaliza. O empresário ainda tem que fazer o pós venda.

Espero que tenha passado um pouco dessas duas profissões que juntas tem um papel fundamental p/ uma banda ou artísta. As vezes uma dupla dessa entrosada tem mais poder do que "muito dinheiro". Quando eles deixam a competição de lado todos ganham, principalmente o artista ou a banda.

Até o próximo....

terça-feira, 24 de março de 2009

quarta-feira, 11 de março de 2009

CURSO BÁSICO DE PRODUÇÃO

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Olá! Tudo bem? Bom, sobre o Curso de Produção Básico que anunciei, ele vai ser adiado p/ o final de ABRIL, espero.

Porque?
Devido ao grande volume de eventos e trabalhos com as bandas da produtora, VIVA IDEIA, fiquei sobrecarregado e não quero fazer por fazer. Tenho um carinho enorme por esse curso e quero fazer o melhor possível.

Não se preocupe que ele vai existir e espero que seja uma oportunidade única aqui na Paraíba, pegando também os estados vizinhos.

Qualquer dúvida: igorkawabe@gmail.com

segunda-feira, 9 de março de 2009

Lição de força de vontade

2 comentários

Já vi por várias vezes pessoas dizerem, antes de tentar, que não conseguem fazer tal coisa. Já vi por várias vezes as pessoas desistirem no primeiro obstáculo. A maioria das pessoas sempre desistem...

Peço licença a você p/ falar dessa lição de força de vontade. Mas e o que isso tem haver com produção? Isso tem haver com nossas vidas como seres humanos e como profissionais, independente de área.

Um menino pobre que já pelas circunstâncias da vida foi vitorioso quando chegou à ser um jogador profissional. Lembro do jogo que Ronaldo fez pelo cruzeiro, fazendo cinco gols. Até então não era ninguém, à partir daí Ronaldo: O Fenômeno!

Fenômeno...... Por que fenômeno? Isso é coisa de Galvão Bueno.....

Quando estava no auge de sua carreira, jogando muita bola, ganhando muito dinheiro ele se machuca forte e aí, teve que parar, fazer uma cirurgia, muito tempo de recuperação. Alguns diziam que ele não voltaria. Acho que ele nunca pensou nisso. Ele ralou, se recuperou e superou, voltou como um guerreiro. Mas porque fenômeno?

Quando tudo parecia bem novamente, jogando muita bola, em um super time da Europa faltando menos de 2 anos p/ a copa o pior acontece. Seu joelho não aguenta e ele se machuca novamente. "Puta merda!" Acho que todos pensaram isso. Como é que pode duas vezes? Muitos disseram que tinham certeza que agora ele parava, que não ia conseguir. Mas ele ralou, sofreu na recuperação e se recuperou novamente. Voltou como o maior artilheiros de copas e levou a taça do mundo p/ o Brasil. Foi o melhor jogador da Copa de 2002. Queimou a língua de muita gente. Mas, fenômeno???

Foi contratado por um dos melhores times do mundo, o Milan. Quando estava pegando ritmo novamente...... o mundo caiu......... "...se meu joelho não doesse mais, diante de um bom motivo, que me traga fé..." Parecia reprise, seu joelho não aguentou e ele se contundiu pela terceira vez. Qualquer um ser humano teria desistido, tinha parado. Ser humano, mas fenômeno não. Podíamos dizer que ele é chato, ele decidiu não parar. Bom, mas até aí, nada demais, tentar é uma coisa, conseguir é outra. Aí ele passou 8 meses, em recuperação, sozinho, ralando, na dúvida. Dúvida p/ a gente, porque ele sabia que ia conseguir. Ele sempre soube. Uma vez é dever, duas vezes só os fortes, mas três vezes só um Mosqueteiro que acredita até o último minuto. Ele voltou, logo pelo time mais amado do Brasil, o Corinthians. A cara dele, guerreiro, fiel, lutador, onde nada está perdido. E foi esse fim de semana. Ele entrou, jogou, driblou e, emocionando toda uma nação de brasileiros, fez um gol. Um gol não, o gol!

O gol de um guerreiro, lutador, um craque!

Mas porque fenômeno? Acho que ele já respondeu três vezes e só um Fenômeno tem as vitórias que ele tem na vida, no campo e na carreira!!

"A emoção de ver meu maior fã no futebol, jogar pelo meu time do coração, nas circunstâncias que foi, fazendo um no último minuto, em cima do Palmeiras, é única e vai ficar p/ história!!"

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O impostor

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Eu já ia escrevendo sobre outro tema quando li o comentário da Rayanne, falando sobre um quadro novo no Pânico da Rede TV. O Impostor! É um cara bastante desenrolado que entra com uma câmera escondida no São Paulo Fashion Week. Ele entra em todos os lugares, nos corredores, nos bastidores, na troca de roupa e por último desfila, sem ter nenhuma credencial nem muito menos conhecer ninguém ou estar trabalhando no evento. Incrível não?

Pois é Rayanne, eu quando assistir também lembrei do post que escrevi sobre algo bastante parecido, como chegar nos bastidores de um show. O cara do impostor é bastante desenrolado, além disso tinha o perfil físico das pessoas que frequenta o lugar, dificultando a vida dos seguranças e fiscais. Ele resume tudo na "confiança", disse tudo. A confiança manda, faz você conseguir coisas, antes, impossíveis.

Pareceu coincidência, meu post e logo depois esse quadro, mas o bom de tudo isso é mostrar a fragilidade de qualquer sistema. E não só isso, mas obrigar aos produtores pensar mais um pouco na questão segurança, organização e lojística. Pulseiras, camisas, credenciais e, o principal: Dar autonomia aos seguranças de barrar qualquer um que não esteja com a credencial e não tirar a moral dele como acontece bastante com os donos e produtores de eventos, que vão lá e colocam amigos. Realmente admito que é bastante difícil de não ter nenhum contratempo, mas sei que podemos diminuir muito ainda essas "brexas"!!!

P/ quem quiser ver o vídeo: www.youtube.com/watch?v=2MSEbjMOURQ

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Como começou?

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Acho que é sempre uma dúvida de como a pessoa virou um produtor. Até porque ninguém faz vestibular, depois faculdade, especialização de Produção, esse caminho seria o óbvio, mas não é o real. Considerada profissão do futuro, a nossa sempre tem um caso particular de início.

Eu por exemplo:

Quando tinha 16 anos decidi montar uma banda com alguns amigos. Não tinha produtor, claro, porque a banda era pequena, então eu assumi as responsabilidades, que eram, levar, ligar, agendar os shows, macar horários, cobrar, receber dinheiro... Na verdade desde garoto eu que organizava as peladas, as idas p/ praia e todas as brincadeiras com os amigos de bairro e colégio. Sempre tive esse espírito de liderança, característica fundamental e inicial do produtor.

Então colocava 5 amigos e vários instrumentos em um Clio que minha mãe tinha na época e simbora pagodear. Foram vários churrascos, vários anos, até que a banda foi dando certo e cresceu. Resolvemos ter um produtor, que era um amigo nosso, depois foi um irmão de um dos integrantes. Mas eu nunca me libertava, sempre estava na montagem, passagem, durante a semana era eu também resolvendo problemas.

Até que um dia, já em uma outra banda, que era de ritmos latinos, em um show em camboinha, praia ao lado de João Pessoa-PB, tívemos um problema. Íamos abrir p/ uma banda de carreira nacional. O produtor deles bateu o pé e disse que ninguém ia passar som nem mexer em nada antes deles. A atração eram eles, claro, mas só tinha um porém, éramos primeiro, e como tocar primeiro sem montar nada nem muito menos passar o som? Um pouco de ignorância do produtor deles mas principalmente acomodação do nosso. Eu não aguentei ficar parado e disse ao nosso produtor: "E aí? Vamos ficar parado?" Ele rodeou mas nada saiu, então eu disse que deixasse que eu ia resolver. Fui lá, na primeira vez levei um não, mas insisti e o produtor da outra banda me escutou. Resultado, consegui convencê-lo.

Uma coisa era certa, eu nunca fui um bom percussionista, fazia o "feijão com arroz", e foi depois daquela noite que notei que poderia ser um produtor. Mas nada mudou, continuei tocando. Após alguns anos a banda acabou, montei um estúdio de gravação e um amigo me chamou p/ ser produtor de sua banda, era uma Orquestra Baile. Eu aceitei claro, desafio. Fui e mudei muita coisa lá. Implantei regulamento, horários, multas e consegui transformar em uma empresa. Daí p/ frente é uma longa história...

Outro exemplo é do Raphael, produtor da Viva Ideia. Eu já o conhecia e, sabendo que ele estava sem emprego, resolvi chamá-lo. Vi que tinha o perfil. E o que me marcou foi que alguns dias atrás ele me confessou que antes de trabalhar com a gente não tinha nem noção desse mundo e que hoje ele pretende seguir como uma profissão realmente.

Moral da história: Tenho certeza que essa é uma profissão do futuro, um futuro bem próximo que talvez chegue o dia de termos a oportunidade de fazer um vestiba e cursar dignamente e não ficarmos sujeitos aos que se dizem ser produtores e empresários, mas ficam sempre mafinado todos os novatos p/ que não fiquem melhor que eles.

Esse blog é, e sempre será minha parcela de contribuição p/ quem quiser saber um pouco mais sobre a área e estar aberto a quem quiser trocar uma ideia. Pois à cada dia estou disposto a aprender mais. E, acho que quem fala e critica alguma coisa tem que fazer por onde. Portanto o CURSO DE PRODUÇÃO BÁSICO, que farei agora em março será uma maior parcela de contribuição que darei. Ele vem aí com a intenção de abrir os olhos de pessoas que não sabem como gira esse mercado e essa profissão, mostrar possíveis caminhos, histórias reais e uma ótima oportunidade.

Bom carnaval p/ os que vão curtir e também p/ os que vão trabalhar!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Trio Elétrico

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Ontem fiz uma produção em trio elétrico que durou 6h de percurso. Mas, como disse o produtor da Viva Idéia, Rafael, eu cheguei já estava tudo mais ou menos preparado, ele fez o grosso da coisa durante toda semana e, ontem, desde manhã. No final de tudo dei um abraço e comemoramos o trabalho cumprido. Hoje em dia nesse projeto do Forró Pegado tenho ele, como suporte, que faz o grosso da produção, p/ me dar mais tempo p/ outras atividades na Viva Idéia. Só que não deixo de fazer produção também não, até porque ele começou a pouco e não escondo de ninguém que produção corre nas minhas veias.

Vamos falar de produção em trio elétrico:

Primeiro de tudo, comunicação direta com o motorista ou alguém que fique lá na frente do trio comandando. Porque tem horas que precisa andar mais rápido, horas que precisa parar, obstáculos p/ desviar como fios e semáforos e não perder o "time" da coisa.

Depois é o controle absoluto das portas de entrada e seguranças em pontos estratégicos. Pegue logo a chave das entradas, senão os funcionários do trio ficam colocando pessoas p/ cima. Essa é uma das principais dores de cabeça que se enfrenta no trio, pessoas demais em cima. Por isso segurança nas entradas, na parte que divide a ala dos convidados da banda e a parte mais alta que os cantores sobem p/ cantar sozinhos. Fique tranquilo que sempre lota de gente em cima, então a questão é: Administrar! Administrar a bebida alcoólica que sempre é demais, administrar a empolgação, e todos os exageros que ocorrem. Sim, administrar todos os pedidos p/ subirem, dos conhecidos dos sócios da banda, dos seus amigos, família, conhecidos, aderentes........

Equipamentos. Cuidado com a chuva, sempre de olho no tempo e cuidado p/ não deixar certos equipamentos soltos, pois com o movimento do trio eles podem cair.

Outra coisa é quanto ao som. Tenha em mente que o som de trio não tem nada haver com o som de P.A.. São situações diferentes, propagações de ondas totalmente diferentes e disposições de caixas também diferentes. O técnico fica em cima e na maioria das vezes faz o som pelo fone, que é muito complicado pois o fone não reproduz o som real. As ondas, durante o percurso batem nas paredes das casas e prédios e voltam, produzindo um delay (som atrasado) e uma falsa sensação. O técnico tem que ser ativo, desenrolado e prático.

Uma das coisas que julgo principal é o cuidado com os fios e cabos de eletricidade. Isso é muito sério e complicado, pois por mais cuidado que temos sempre tem um desatento em cima do trio. Enquanto produtor, não sossegue no cuidado com isso, já vi muitos acidentes.

No mais esteja sempre calmo e decidido, você está sempre vulnerável e será alvo de tudo. És sempre o chato, mas na verdade defenda o seu e o projeto que estiver envolvido, pois serás o primeiro culpado. Mas uma coisa eu garanto, é mais gostoso do que palco, é um clima diferente. Demora mais, é muito mais cansativo mas quando termina tudo ok, dá um sentimento de dever cumprido que realiza qualquer produtor.

Não esqueçam do CURSO BÁSICO DE PRODUÇÃO que vem por aí!!!!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CURSO BÁSICO DE PRODUÇÃO

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Olá pessoal, vou sempre trazer as novidades do Curso aqui p/ vocês.

A novidade foi que convidei uma amiga de Fortaleza-CE que é produtora do Ceará Music, um dos maiores festivais de música do Brasil e trabalha na D&E, seu nome: Iana Felício. Ela confirmou presença e adorou a idéia.

O curso vai ser dividido por módulos: Bandas, Eventos baile, Eventos, Grandes Festivais, Produção DVD, Moda e desfiles, e Som e Luz.

Mais novidades eu conto aqui, abração à todos!!!!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Algumas novidades

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Olá pessoal, depois de uma semana conturbada voltamos a normalidade.

Bom, primeiro mais uma notícia do DVD do Capim Cubano, gravado dia 24.01.09 na praia de Tambaú em João Pessoa. Eu havia colocado no post da Nota de Esclarecimento que o público devia ter sido 100mil pessoas, mas segundo Rafael Acioly chegou aos 200mil. Impressionante! P/ quem quiser conferir tem um vídeo no youtube que mostra: 

http://br.youtube.com/watch?v=zxlcso48QmQ

Mas voltando a falar um pouco de produção, quer dizer de uma profissão que anda ao lado da de produção, o Assessor de Imprensa!
Muita gente não conhece realmente o trabalho de um assessor, e muitos também não dão a devida importância. Por isso hoje queria falar um pouco, pois está totalmente ligado a produção.

Converso muito com Rafael Acioly (assessor de imprensa da Luan, e de várias bandas como Capim Cubano, Calypso e Garota Safada) e acima de tudo admiro o trabalho dele. Um assessor de cara deve ser desenrolado, ativo, prestativo, tem que saber se expressar, gostar de conversar e bom de português. Ele trabalha fazendo o relacionamento dos artistas com os meios de comunicação e transmitindo notícias dos mesmo p/ fãs também. Será que é só isso?

Não mesmo, o cara vira uma verdadeira babar, misturado com bombeiro, no fogo cruzado entre artistas e imprensa. Na maioria das vezes é resolvendo pepinos que acontecem com a vida conturbada dos artistas, shows cancelados, meios de comunicação querendo entrevistas nas melhores horas, declarações infelizes dos cantores. Mas no caso do Rafael, por exemplo, existem planejamentos, mais organização nos trabalhos e acaba sendo uma vacina p/ que esses problemas não venham acontecer. Agendamento de programas, envio de releases, novidades, relacionamento com jornais, envio de matérias p/ jornal e sites, entre várias outras. Por falar em envio de matérias p/ sites vamos falar sobre isso também, mas antes queria deixar meu carinho e admiração por um dos melhores assessores de imprensa que já vi trabalhar, Vevé.

Vevé é de Fortaleza e foi por muito tempo da Sony. É de uma competência impressionante. Conheci ele em uma divulgação que fui fazer com o Capim Cubano em Fortaleza, em 2007. P/ você ter uma ideia ele é incansável, marcava todas as rádios, jornais, tvs, o dia todo com a banda, p/ cima e p/ baixo e quando a gente chegava no hotel, mortos, ele ia p/ o computador p/ fazer os relatórios, planejar o outro dia, mandar materiais via email. Muito bom!!

Mas voltando p/ as matérias de sites, ontem o Rafael Acioly me apresentou ao Jr, um dos donos do Portal Forrozão (www.portalforrozao.com) e Francisco, representante do Forró Dicumforça (www.forrodicumforca.com). Eles estão em João Pessoa-PB p/ cobrir o Fest Verão Paraíba hoje a tarde. Pessoal muito gente boa, que prestigiaram a Casa da Praia ontem à noite, no Show do Forró Pegado. Adoraram o lugar e a banda. São sites hoje em dia referência nas notícias de bandas, artistas e shows. Mais no nordeste e direcionado ao forró. Tenho certeza que vamos fazer grandes parcerias e depois vou fazer um post apenas sobre esse tema.

Abraço à todos!!