Temos uma produtora e na produtora tem várias bandas. Estamos sempre enviando e recebendo material que na maioria das vezes é o próprio cd promocional. Esse material por sua vez tem nota fiscal, claro, mas o problema não é a nota.
O que é que acontece?
Acontece que todo produto que entra em um estado é fiscalizado pelo fisco estadual. E todo produto, na maioria das vezes, já pagou o imposto na fonte e só passa pela fiscalização p/ carimbar e alguma conferência. O problema é que nem todo mundo gosta de fazer o certo e aí vem os espertinhos. Eles não pagam os impostos (que na verdade são altos) e estão sempre querendo fugir da fiscalização.
Mas qual o pró?
O pró é que quem faz o certo paga pelos errados. A gente sempre tem uma certa dificuldade de trazer e enviar material promocional, porque precisamos explicar e convencer ao fisco de que não é p/ venda. Que além de ter na capa "CD PROMOCIONAL, VENDA PROIBIDA", a realidade é que hoje em dia, principalmente no Nordeste, ninguém ganha dinheiro com venda de cds. Eles viraram instrumento principal de divulgação.
Qual o custo?
O custo varia muito de fabricante p/ fabricante, mas posso assegurar que vem baixando a cada ano e que fica na casa dos centavos a unidade.
Quantidade!
Esse é o maior inimigo p/ convencer os fiscais de que ele é p/ doação e não p/ venda, porque é sempre de 10 em 10 mil, 20 em 20 mil. A pergunta mais frequente é: "Você vai consumir 10 mil cds????", ou melhor "vai dar isso tudo?", kkkkk, é dificil de acreditar mesmo, só sabe quem tá nesse meio.
O Fisco
O Fisco na verdade está correto e faz o seu papel muito bem feito. O problema vem dos fraudadores e contrabandistas, que criam esse vício e prejudicam os que agem correto. Com todos os problemas que enfrentamos agradeço muito ao pessoal do Fisco Paraíba por entenderem e acreditarem em nossa realidade. Realidade essa revelada e provada por a +b que fazemos o certo!!!
Como acontece?
Quando o material chega o fisco apreende e nos liga. A gente vai lá e explica a situação. Pode ser liberado ou pode ser aplicado um imposto. Por sua vez esse imposto pode ser calculado no valor da nota ou eles podem até desconsiderá-la (a lei permite) e pegar um valor de mercado local p/ montar o valor base de cálculo, e aí sim aplicar o imposto. Ele pode desconsiderar a nota porque o engraçadinho pode muito bem comprar uma nota fria, entenderam? Depois de todo procedimento cumprido é que liberam o material. Imagine se a gente fizer isso todo mês, no mínimo o Fisco vai desconfiar, não vai? Por isso que é fogo p/ a gente.
Mais uma dos bastidores de produção que acontece no dia-dia de uma produtora e de uma banda que muitos não vêem!!
Pensamento: "Quando depois de várias quedas tudo vai indo bem e você pensa que agora vai....... e aí vem outra de repente e lhe pega de jeito, não desanime, você é um guerreiro. Porque se não fosse você tinha ficado nas primeiras quedas..."
igorkawabe - Doido é doido é rocha pode crer!
Nenhum comentário
Postar um comentário