Tomando o mercado do Nordeste, que predomina o forró, temos uma situação bem diferente de antes. Hoje em dia não se ganha mais grana com venda de cds. A pirataria veio com tudo, as facilidades. E mais, todos hoje em dia tem um gravador de cd em casa. Quando alguém quer ouvir uma música e não tem ,vai na internet, procura, baixa e depois grava um cd. Imagine rendas enormes provenientes dessas vendas acabarem do dia p/ noite. É uma perda grande onde caíram muitos artista junto com ela, faliram gravadoras e distribuidoras. Mas aqueles que não se abateram e não se acomodaram, usaram a criatividade e fizeram dessa perca nas vendas a saída p/ a divulgação. Ninguém mais vende cd, dá cd. Todas as bandas fazem suas divulgações dando cds. A divulgação de uma banda se resume a carro adesivado viajando nos estados e cd promocional. Como se ganha dinheiro, então? Com shows. Não é pouco também. Imagine que uma banda de forró de médio porte tem um cachê de R$ 20.000,00 e costuma fazer 15 shows por mês. É!!! Renda de R$ 3000.000,00 por mês. No mês de maio e julho é bem melhor, mas em junho uma banda costuma aumentar seu cachê em 100% e tocar até 45 vezes.
Os pirateiros são muitos e carregam a extensão "CDS" como sobrenome. Eles estão cada vez mais rápidos em suas atualizações. No orkut você consegue baixar show de ontem. Então a moda agora não é ter o novo álbum de seu artista preferido e sim o último show. Raras são as bandas que lançam CD autoral, a onda é ao vivo. Isso também acontece pela falta de ética dos músicos do ramo que roubam músicas de outros artistas por aí e tocam, gravam e fazem sucesso.
Como será daqui p/ frente? Porque o cd já está com os dias contados. O iPod e os sons via Usb estão enterrando o cd. Muitos dizem que a renda vai vir por compra de músicas via internet, mas com os softs de downloads e as comunidades de orkut bombando isso é uma doce ilusão.
Então ficamos na expectativa e vamos usando a criatividade p/ driblar certos problemas.
Um comentário
É esse negocio ta serio.
Pirataria é fodaaa demais, mas fazer o que se ja "ta na moda".
Mas efim agora é só muito show e um marketing muito bom da banda.
beijos,
Vladia Teixeira
Postar um comentário