Falando em problemas, eu sempre disse que minha sina é resolver problemas. Tudo começou quando nas peladas de bairro, já era eu o responsável por organizar os campeonatos. Fui estagiário nas obras de um tio, que é construtor, e na minha 1ª semana, sem saber nem a diferença de argamassa p/ concreto tive que receber um carregamento de cerâmica gigantesco, onde precisava colocar em um lugar que coubesse tudo, não podia estar em contato direto com o chão e precisava separar por cores onde quem entrasse precisava ter acesso à todas as cores, sem fechar nenhuma. Foi feito. Aquele velho "pensa rápido"!
Mas acho que no meio que vivi das obras e o que vivo hoje a maior semelhança é lidar com pessoas. Mas os problemas sempre mudam, hoje administro vaidades do mesmo jeito que administrava corpo mole numa obra.
Produção.... O que falar de tudo isso, uma coisa que escutei de um amigo e achei perfeito p/ definir produção: "Produção é igual uma prova de gincana!" Quando você passar uma tarefa p/ alguma pessoa e ela de cara disser: "Acho que não dá p/ fazer isso não..." Essa pessoa não tem nem jeito p/ ser produtor(a). No vocabulário do produtor não existe a palavra impossível.
E p/ relatar melhor a diferença de atitudes aí vai uma historinha:
"Um grande empresário estava selecionando profissionais p/ um cargo importante na sua empresa. E a última etapa da seleção era uma entrevista com ele. Foram dois entrevistados. Aos dois ele disse que na mesma rua da empresa tinha uma quitanda, e pediu à eles p/ irem lá saber o preço de laranja. Ao fim de tudo um funcionário, antigo, o abordou perguntando porque ele havia escolhido o segundo que tinha em seu currículum bem menos experiência e bem menos títulos. Ele disse: - O primeiro, foi, perguntou e após o vendedor dizer que estava em falta laranja voltou e me trasmitiu o recado. O segundo, quando voltou me disse que não tinha laranja, mas que chegava próxima semana e que seria vendida ao preço de R$3,00 o kg. Mas, tinham outras frutas, bananas, maçãs, peras, melâncias. Mas, já que eu havia pedido laranja ele procurou as frutas cítricas e seus valores como Limões, pitangas, acerolas... E ainda trouxe um cartão da quitanda caso quisesse pedir, pois eles entregavam".
Resumindo, estamos rodeados de rótulos, mas precisamos de essências e posturas pró-ativas, precisamos de profissionais que pensem! Uma vez eu disse à um funcionário meu, se eu quisesse uma pessoa p/ executar apenas um roteiro criado por mim, eu contrataria apenas uma pessoa que soubesse ler e pronto, quando contrato um produtor, contrato uma pessoa que possa pensar e resolver situação seguindo uma linha de pensamento da empresa.
Bom, essas e mais outras histórias no CURSO DE PRODUÇÃO DO JAPA 2ª EDIÇÃO dias 13 e 14 de dezembro, próxima semana. Ainda há vagas, inscrições pelo igorkawabe@vivaideia.com.br
Um comentário
otimas postagens, sempre me interessei tb por essa area, sou graduando de jornalismo, e tenho umas composições de forró e tal, vi sua postagem sobre bandas de forró e tb já produzi bandas e sou vocalista de uma na Bahia, tenho um blog tb, www.socratesjunior.blospot.com e vc sabendo de alguem querendo algum forró www.kokacompositor.palcomp3.com dê uma analisada e veja ... a gnt pode fazer um bom jogo
Postar um comentário