Primeiro, vou me defendendo um pouquinho p/ não pensarem que estou metendo o pau no forró. Eu não tenho p/ que fazer isso, até porque tenho uma banda de forró e meus eventos 90% são de forró. E mais, tem muita gente talentosa, gente honesta e pessoas maravilhosas nesse ramo.
Modéstia parte sou uma pessoa organizada, e uma coisa que já me incomoda nesse ramo é a desorganização que sempre vejo, como por exemplo o palco cheio de pessoas que não estão trabalhando. Palco de banda de forró é lotado, é como se fosse um camarote bar, todos dançando, bebendo, derrubando bebida nos cabos. Só acho que essas pessoas não sabem nem que precisa de pessoas trabalhando ali p/ poder ter aquele som que elas estão curtindo.
No forró ninguém respeita composições não, é cada um que diga que a música é dele. Uma banda tocando música dos outros e dizendo que é dela. Embora hoje em dia alguns compositores que se destacam, vendem as músicas e até apuram um dinherinho, vai de R$ 1.000,00 à R$ 25.000,00 p/ música. Os temas são sempre de cachaça, farra, carro e mulher.
Uma música dura uns 3 à 6 meses, depois fica velha e defasada. Cd é tudo ao vivo, passa mais a realidade e a pegada da banda. E mais, é instrumento de divulgação, ninguém ganha mais dinheiro em venda de cds não. Tem bandas que chegam a fazer 500mil cds/mês.
A média da quantidade de shows de uma banda de forró é de 25 shows por mês, roda com força e gera muito emprego. O forró movimenta um mercado grandioso no nordeste que milhares de famílias agradecem.
Programas de tv cobram por participações de bandas, e elas pagam claro.
Mas uma coisa que acontece com o forró que não acontece com os outros estilos, ou pelo menos acontece descaradamente mais do que as outras é a Máfia! Chegou onde eu queria, Máfia!
Tem muita aqui viu. É um querendo destruir o outro, sem nenhum pudor. Os grupos brigam entre si, falam mal uns dos outros e sempre dão um jeito de se prejudicarem.
Vamos dar um exemplo: "Um empresário dono de uma banda com raiva de outra porque ela está se destacando sai ligando p/ os parceiros p/ proibir de colocá-la nos eventos." Esses empresários manipulam as atrações, as casas de shows e a programação das rádios e tvs.
P/ que isso? Será que se as bandas de forró se unissem o mercado de forró em si não crescia mais não? Se esses empresários se preocupassem em se unir p/ fortalecer e dar estrutura ao estilo o forró não crescia mais não e até parava de sofrer discriminação no eixo sul e sudeste?
Penso que o forró tem vários defeitos, várias virtudes mas, nós empresários, podíamos nos unir mais p/ organizar mais, dar mais moral à esse estilo tão bonito e rico culturalmente. Ontem estava na casa de um cantor de forró famoso, que por sinal me recebeu muito bem, e conversei isso com ele também.
Pessoal, pensem um pouco, vejam o que acontece, não compactuem com isso não, quando souberem de algo de alguma banda nesse sentido recriminem, vamos contribuir.
Mensagem: Aos que fazem o forró com amor, meu carinho e admiração!!
5 comentários
Parabéns pela postagem! Seja qual for a área que você atue, precisamos ser acima de tudo éticos!
Ser reconhecido pelo resultado do trabalho e não um reconhecimento forçado em detrimento do outro.
Um abraço.
Marcio Hoffmann
Arte da Tribo Produções
Tomara que esse dia chegue logo, o dia da mudança de consciência, a união faz a força!!
Abraço Igor
Concordo com você , sou uma forrozeiiira de morrer e sei que no forró como em todos os outros ritmos tem esses ''defeitos'' mais acredito que com o tempo isso vá passar .. só depende de todos nós!
Cada um fazendo a sua parte para um FORRÓ BÓÓÓTXIMO , como diz minhas COLEGUIIINHAS!
Com certeza o Forró é para competentes e vc é um deles..
abraço
Douglas (equipe TA PEGADO COM PEGADO)
Postar um comentário